Os 3 Tipos de Câmeras Digitais Que Você Precisa Conhecer

Tempo de leitura: 3 minutos

Uma das principais dúvidas de quem quer se aventurar no mundo da fotografia pela primeira vez é sobre qual o melhor tipo de câmera digital para quem está começando.

E, para ajudá-lo a acabar com essas dúvidas, vamos falar um pouco sobre os principais tipos de câmeras disponíveis no mercado.

1 – Câmeras Intermediárias (Câmeras de Bolso)

Com um baixíssimo custo, e manuseio quase que intuitivo, as câmeras compactas são as mais vendidas do mercado.

Seu processo é muito simples: Apenas uma lente que envia a imagem diretamente para o sensor de imagem. Sem mistérios.

 

Por menos de R$ 200, qualquer pessoa pode adquirir uma câmera e usar assim que sair da loja, sem nenhum conhecimento específico sobre fotografia.

Como essa categoria de câmeras têm poucas opções de ajustes e controle, o seu uso acaba ficando restrito aos momentos do cotidiano, festas em família e amigos,

Se a sua ideia é apenas registrar os momentos mais importantes, sem maiores pretensões, sem dúvida, este é o tipo de câmera perfeito para você.

2 – Câmeras Semi Profissionais (Superzoom)

As câmeras semi-profissionais (Bridge) são famosas por serem ótimas para fazer a transição, entre as câmeras compactas e as DSLR. Modelos potentes, com boa resolução e ótimo zoom, podem ser encontrados por valores atraentes

Conhecidas também como Superzoom, essas câmeras digitais oferecem um zoom poderoso, e também diversos ajustes manuais, muito semelhantes às DSLR.

Se você já tem uma câmera digital intermediária, e quer se aprofundar mais no estudo da fotografia, aumentar a qualidade dos seus clicks, e ter uma idéia de como são as câmeras profissionais, sem dúvida uma câmera Superzoom é a melhor escolha.

Seu formato permite explorar muitos recursos, mesmo contando com limitações de abertura, lentes fixas e pequenos sensores. É possível utilizar adaptadores para outros tipos de lentes, mas esses adaptadores sempre acabam perdendo em qualidade.

Outro fator que, graças a seu “jeitão de profissional”, pode atrapalhar um pouco é o seu tamanho. Mesmo menores que as DSLR, ainda assim podem atrapalhar, caso você ainda não esteja acostumado a carregar equipamentos.

 3 – Câmeras Profissionais (DSLR)

Décadas atrás, as câmeras de filme eram chamadas SLR, e com a chegada das câmeras digitais, a sigla passou a ser DSLR (Digital Single-Lens Reflex).

Esse tipo de câmera fotográfica possui um espelho central, que reflete a luz que entra através da lente, enviando essa imagem para o view finder (aquele lugar onde olhamos para fotografar).

As câmeras DSLR são consideradas profissionais devido a grande possibilidade de ajustes manuais, como ISO, foco, distância e exposição.

Outra característica marcante deste tipo de câmera são lentes intercambiáveis.

Essa possibilidade, inexistente nas câmeras semi-profissionais, faz muita diferença na hora de conseguir imagens com qualidade superior, pois a troca de lentes proporciona mais opções de enquadramento, profundidade, lentes mais abertas ou mais fechadas.

Claro que, se você quer apenas tirar fotos por curiosidade, ou das festas da família, não é necessário desembolsar uma boa quantia de dinheiro numa máquina profissional.

Essas câmeras possuem um valor elevado, sendo um investimento mais adequado à quem realmente deseja se profissionalizar no ramo.

Se essa for sua opção, lembre-se que as DSLR são mais robustas que as Superzoom, ou seja, maiores e mais pesadas para carregar.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os principais tipos de câmeras fotográficas, qual é a sua preferida?

Você quer se tornar um profissional da fotografia?

Gostou desse post? Curta nossa página e compartilha com os amigos! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *