A Importância Do Diafragma na Fotografia

Tempo de leitura: 1 minuto

O Que é o Diafragma?

O Diafragma nada mais é do que um conjunto de lâminas sobrepostas, e sua função é, pura e simplesmente, deixar passar mais ou menos luz pela objetiva.

Basicamente, a diferença entre o Diafragma e o Obturador é que o primeiro encontra-se dentro da lente da câmera fotográfica, enquanto o Obturador é localizado no corpo da câmera.

Entendendo a Representação do Diafragma

Os valores que referem-se a abertura do Diafragma são representados pela nomenclatura f,

Alguns valores que você vai encontrar na sua máquina podem ser f / 3.5, f / 1.4, entre outros.

Essa representação, chamada de Escala de Números f / stop, significa que quanto maior for o seu número, menor será a quantidade de luz que passa pela lente. Dessa forma, o resultado obtido será uma imagem menos luminosa.

O contrário – quanto menor o número maior a quantidade de luz e assim, uma imagem mais luminosa, também se aplica.

Trabalhando Com o Diafragma

Saber usar corretamente o Diafragma pode fazer uma grande diferença na hora de fazer suas fotos. E as possibilidades são infinitas.

A profundidade de campo, por exemplo, é determinada pela abertura do Diafragma. Assim podemos ter ideia de quantos planos vamos focar na hora de fazer uma imagem.

Sabendo que ao escolher uma abertura maior, como f / 1.4, obteremos uma imagem com mais luminosidade, é importantíssimo ficar atento ao foco na hora de clicar.

Lembre-se sempre disso: se quiser um fundo desfocado, utilize uma abertura maior. Caso queira uma foto com foto total, o ideal seria utilizar uma abertura menor.

A melhor maneira de entender o funcionamento do Diafragma é clicar, clicar e clicar.

Explore as opções da sua câmera fotográfica até encontrar as aberturas que dêem o resultado desejado.

Gostou desse post? Curta nossa página e compartilha com os amigos! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *